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Segurança do Trabalho

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR9)

O Programa identifica os riscos físicos, químicos e biológicos do ambiente de trabalho para promover o controle desses riscos e preservar a saúde dos trabalhadores.
Além do PPRA, a RH Vida fornece à empresa um relatório com a descrição das situações que não atendem às demais normas regulamentadoras que são fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Oferece orientações sobre os procedimentos necessários para a correção das não conformidades.

Mapa de Riscos

É a representação gráfica dos riscos de acidentes nos diversos locais de trabalho. O mapa deve ser afixado em locais acessíveis e de fácil visualização no ambiente de trabalho, para informar e orientar todos os colaboradores.
No Mapa de Riscos, os círculos de cores e tamanhos diferentes mostram os locais e os fatores que podem gerar situações de perigo em função da presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.
A RH Vida assessora a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na identificação dos riscos ambientais e na elaboração gráfica do mapa.

Laudo de Periculosidade

O Laudo Técnico de Avaliação de Periculosidade é elaborado de acordo com os critérios técnicos estabelecidos nos anexos da Norma Regulamentadora nº 16, do Ministério do Trabalho e Emprego (Inflamáveis, Explosivos e Radiações Ionizantes) e Decreto nº 93.412 de 14.10.86 (Eletricidade).
O laudo tem por objetivo analisar as atividades desenvolvidas nas empresas que, de maneira direta ou indireta, tenham envolvimento ou contato com explosivos, líquidos e gases inflamáveis, radiações ionizantes e eletricidade, avaliando se esses elementos e substâncias são passíveis de gerar o direito ao recebimento do Adicional de Periculosidade. Em outros casos, permite estabelecer planos de ação preventivos e corretivos, para eliminar e/ou controlar as situações de risco identificadas nas empresas, de forma a evitar ou minimizar os efeitos de um possível passivo trabalhista.

Análise Ergonômica

Realiza as adaptações do posto de trabalho, dos instrumentos e das máquinas, para oferecer o máximo de conforto e segurança para o exercício da função, além de evitar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, bem como atender a NR 17 subitem 17.12 (Portaria nº 3751 de 23-11-1990).

SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes

As ações da SIPAT são direcionadas para divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Têm o propósito de fazer com que os colaboradores resgatem valores esquecidos pela rotina diária intensa, incentivando a segurança e desenvolvendo a consciência de eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante. Iniciativas que permitem reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho.

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Atua para prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, buscando conciliar o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os trabalhadores.
O módulo CIPA do sistema Vida Web oferece o suporte necessário para o gerenciamento da comissão, disponibilizando toda documentação, agenda, controle e relatórios.

Laudo de Insalubridade

É o documento técnico-legal que estabelece se os empregados da empresa têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário mínimo), em virtude da exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa.
Após a visita de um profissional habilitado, a empresa receberá um documento com as conclusões em relação à exposição dos trabalhadores aos agentes nocivos (causadores de insalubridade), bem como alternativas técnicas para evitar o pagamento dos adicionais de insalubridade, quando for o caso.

PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário

É um documento que registra o histórico laboral do trabalhador com informações administrativas, ambientais e biológicas, por período. Também registra a identificação do indivíduo, setor, cargo, função, atividades desenvolvidas com a devida descrição, CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho), entre outros dados.
O sistema Vida Web foi desenvolvido para proporcionar uma integração entre os principais laudos que compõem o PPP (PPRA, PCMSO, LTCAT), o que garante agilidade em sua emissão.

Programa de Proteção Respiratória

Consiste na prevenção das doenças ocupacionais provocadas pela inalação de contaminantes existentes no ar. O Programa, criado pela RH Vida, também controla a utilização dos equipamentos de segurança por meio de procedimentos implantados em cada estabelecimento.