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Saúde Ocupacional
 
Medicina do Trabalho

PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR7)

Tem o objetivo de promover e preservar a saúde dos colaboradores por meio da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce das doenças. É obrigatório para todas as empresas que admitem trabalhadores em regime CLT. O PCMSO contempla: exames médicos (admissionais, periódicos, demissionais, mudança de função e retorno ao trabalho), exames complementares (laboratoriais, radiológicos, eletrocardiograma etc.) e relatórios gerenciais

Gestão de Absenteísmo

A RH Vida disponibiliza um módulo no sistema Vida Web para a empresa controlar os atestados médicos entregues pelos colaboradores. Após a inclusão dos atestados no sistema, é possível realizar um mapeamento estatístico das faltas.
O modelo de gestão de absenteísmo também contempla um médico que, além de analisar os atestados médicos e avaliar os colaboradores em consulta presencial, propõe ações para controlar o absenteísmo da empresa.
A equipe técnica da RH Vida auxilia o Cliente a estruturar o melhor formato de gestão de absenteísmo ao realizar um diagnóstico de saúde da empresa junto ao RH para otimizar os resultados

PCV - Programa de Conservação Vocal

O Programa tem a finalidade de preservar a saúde vocal dos colaboradores, que utilizam a voz como ferramenta de trabalho, por meio de orientação e conscientização sobre o uso adequado da voz. Pode ser implementado nas empresas como palestras, treinamentos, oficinas de voz, exercícios vocais, entre outras ações. Pelo PCV, é possível diagnosticar precocemente os casos de disfonias ocupacionais.
Os principais benefícios para a empresa são a redução dos afastamentos por problemas vocais, relacionados ao mau uso da voz e a melhora na qualidade do atendimento ao cliente. Já os colaboradores terão o impacto positivo do programa devido ao aumento do conforto ao falar e à redução de sinais e sintomas que incomodam durante o trabalho.

Gestão de Ambulatórios Ocupacionais

A RH Vida disponibiliza às Empresas Clientes ambulatórios médicos para atender aos funcionários, evitando que eles se desloquem para realizar os exames ocupacionais.
A gestão dos ambulatórios pode ser completa; contempla desde o desenvolvimento de plantas arquitetônicas de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, até o fornecimento de equipamentos, medicamentos e materiais médicos. A RH Vida também faz a gestão de equipes médica, de enfermagem e dos profissionais da área administrativa

PCA - Programa de Conservação Auditiva

É um conjunto de medidas coordenadas que atua para impedir que determinadas condições de trabalho provoquem a deterioração dos limiares auditivos aos trabalhadores. A RH Vida elabora e desenvolve o PCA, além de oferecer treinamentos específicos.
O Programa tem a proposta de melhorar a vida do trabalhador, identificar funcionários com problemas na audição, diagnosticar precocemente as perdas auditivas, adequar as empresas às exigências legais, diminuir o custo de insalubridade e reduzir as reclamações trabalhistas

Contestação NTEP

O NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico), instituído em 2007 e implantado no sistema informatizado do INSS, aponta a existência de uma relação (nexo) entre a lesão ou agravo à saúde e a atividade desenvolvida pelo trabalhador pelo cruzamento das informações entre o CID 10 (Código Internacional de Doenças) e o CNAE (Código da Classificação Nacional de Atividade Econômica).
Como o SAT (Seguro Acidente de Trabalho) está relacionado com a frequência de acidentes, a caracterização do NTEP deve ser contestada quando a empresa não concordar com a aplicação do nexo. A RH Vida auxilia o Cliente na contestação do nexo técnico epidemiológica para redução do impacto no FAP (Fator Acidentário de Prevenção)